quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Diante do que foi exposto por Silvio P. Costa, em seu trabalho “Mídia-educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis”, confesso que fico até aliviada com tudo o que foi exposto, não pelo resultado do trabalho, mas pelo esclarecimento de que nossa escola, ate mesmo nosso estado, não está tão distante da realidade do pais, mesmo que este seja um aspecto ruim.

Foi constatado, e eu afirmo que na nossa realidade não é diferente, que as escolas dispõem, e muito, de tecnologias e mídias-educacionais, até mesmo muito avançadas, mais não dispõem de profissionais qualificados para gerenciar e trabalhar essas mídias com os alunos. É claro que um profissional para cuidar apenas de mídias se tornaria oneroso para qualquer instituição, mas os professores também não tem essa capacidade, que pode ser muito bem explorada dentro de sala de aula.

De certa forma o trabalho expõe uma realidade que nós, professores, vivenciamos a cada dia: temos certeza que toda a tecnologia está ai para ser usada pode ser muito bem aproveitada para e pelos nossos alunos, mas não temos o conhecimento especifico suficiente para realizar alem dos próprios alunos, que nasceram em meio a este “bum tecnológico”, estarem em vantagem em relação ao conhecimento na área.

Como fato em especifico a nossa realidade, que posso relatar a vocês, esta o nosso laboratório de informática, montado a algum tempo, com internet gratuita fornecida a mais tempo ainda, que não é utilizado com fim de produção de conhecimento por nos professores, cabendo apenas a entretenimento dos alunos em determinados momentos, que chamamos erroneamente de “aula de informática”.

Diante disso tudo tiramos a conclusão que a disponibilidade de mídias-educacionais por si só não é garantia de implementação de novos rumos na educação, digo, novos meios de aprendizado e ensino. Isto só vai acontecer com a perfeita harmonização da disponibilidade dessas mídias e o completo entendimento e conhecimento das mesmas por parte dos profissionais que lidam com elas e a sua capacidade de transmissão deste conhecimento aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário